Tremor nos olhos: devo me preocupar e procurar um médico?

Tremor nos olhos: devo me preocupar e procurar um médico?

A maioria das pessoas, pelo menos uma vez na vida, já teve algum tremor nos olhos. O que muita gente não sabe é que o problema pode estar associado a diversas causas. Esse tremor, que pode também ser chamado de mioquimia, está ligado ao cansaço muscular e afeta a região palpebral.

O tremor nos olhos pode ser algo passageiro sem ligação com alguma doença ou pode estar indicando que alguma coisa não vai bem no seu corpo e que, por isso, merece um cuidado especial. Para entender melhor o problema, o artigo de hoje vai explicar algumas de suas causas mais comuns. Confira:

Deficiência de vitaminas e minerais

Algumas vitaminas e minerais são essenciais para o bom funcionamento dos músculos, incluindo as pálpebras. Dessa forma, a pouca ingestão de potássio, magnésio e vitamina B12 pode provocar tremores involuntários. Além disso, a falta de água também pode contribuir  para esses espasmos.

Esse problema tende a ser maior em pessoas em com mais de 65 anos que seguem dietas muito restritas. Por isso, é importante adequar a alimentação e ter uma ingestão adequada de alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como carnes, laticínios e ovos, além de ingerir pelo menos 1,5 litro de água por dia

Poucas horas de sono

A falta de horas suficientes de sono está ligada a alguns problemas de saúde, como o aumento da produção de cortisol (hormônio do “stress”) e também aos tremores nos olhos. Em pessoas que dormem menos de 7 horas por dia, os olhos tendem a ficar cansados e, como eles permanecem sem descanso por longas horas após acordar, as pálpebras podem começar a tremer.

Para evitar o problema, o ideal é procurar dormir o número de horas as quais o corpo precisa. Para relaxar na hora do sono, siga aquelas boas regrinhas de desligar os dispositivos eletrônicos e apagar a luz, criando um ambiente reparador.

Estresse e ansiedade

Fatores emocionais costumam provocar diversas alterações no corpo, inclusive a mioquimia. O estresse e a ansiedade prejudicam o funcionamento dos músculos devido aos hormônios liberados, sendo que os músculos mais afetados costumam ser os menores, como as pálpebras.

Exposição excessiva a dispositivos eletrônicos

Depois de passar horas em frente ao computador e smartphones, há um desgaste dos músculos — principalmente devido ao número reduzido de piscadas ao longo do dia. Isso gera um estresse na pálpebra e, consequentemente, o tremor nos olhos. Uma alternativa para driblar a situação é tentar estipular períodos de descanso ao longo do dia, além de desconectar-se dos eletrônicos uma hora antes de dormir.

Problemas de visão

Alguns problemas de visão causam diversos transtornos no corpo como cansaço, dores de cabeça e o tremor das pálpebras. Esse tremor ocorre porque os olhos, nessa situação, estão trabalhando mais do que o comum, o que gera um cansaço nos músculos oculares.

Em casos de tremor nos olhos, é imprescindível procurar um médico oftalmologista para descartar problemas mais graves, apontar as causas e, quando recomendado, estabelecer os tratamentos.

Quer saber mais sobre dicas de cuidado e saúde dos olhos? Siga nosso perfil no Facebook e não perca nenhuma novidade! ​

Nelson Chamma Capelanes - Doctoralia.com.br