Você sabe quando deve procurar seu oftalmologista? Confira 5 sinais!

Você sabe quando deve procurar seu oftalmologista? Confira 5 sinais!

Você sabe quando deve procurar seu oftalmologista? A saúde dos olhos depende muito da frequência com a qual você consulta esse especialista.

Nosso corpo dá sinais e apresenta alguns sintomas quando alguma coisa não vai bem. No que diz respeito aos olhos, perceber esses sintomas traz a garantia de que você não terá sua visão prejudicada por nenhuma doença ou fator externo. 

Ir a um médico especializado com uma certa regularidade também pode manter a saúde dos seus olhos sob controle, afinal, a prevenção é o melhor remédio para qualquer doença.

Acompanhe o post e confira 5 sinais que devem fazer com que você procure um oftalmologista.

1. Dificuldade em distinguir elementos, principalmente à distância

Um dos principais sintomas de problemas de visão é a dificuldade de reconhecer elementos à distância. Enxergar tudo embaçado, não conseguir ler placas de trânsito ou reconhecer rosto de pessoas pode ser um sinal.

A miopia é um dos problemas de visão mais recorrentes e, nesse caso, a principal dificuldade é de enxergar objetos à distância. 

Agora, se está difícil de enxergar tanto de perto quanto de longe, a hipermetropia pode ser o seu caso. Tudo fica embaçado e quase não se consegue identificar o que se está vendo.

2. Sensação constante de irritação, resultando em lacrimejamento

Esses sintomas são muito comuns e podem estar relacionados ao cansaço visual devido ao uso de computadores, tablets e smartphones por longos períodos. A sensibilidade nos olhos aumenta muito, o que traz uma sensação de olhos secos, além de ardência e vermelhidão.

3. Nunca ter ido ao oftalmologista

Esse também pode ser considerado um fator para você procurar um médico especializado o mais rápido possível. Ainda que você não sinta necessidade por não apresentar nenhum sintoma, a prevenção é tão importante quanto a busca pelo médico quando há algum problema.

É necessário manter certa regularidade nas idas ao oftalmologista, pois isso pode evitar complicações, principalmente na infância e adolescência. Uma vez ao ano, no mínimo, caso você não esteja percebendo nenhuma alteração na visão, é a frequência recomendada.

4. Dores de cabeças diárias

Bastante comum em crianças e adolescentes em fase escolar, as dores de cabeça podem ser causadas por problemas na visão e surgem quando ocorre um esforço visual. Assim, ao longo do dia, após trabalhar e/ou estudar é que a pessoa vai apresentar esses sintomas.

5. Alterações na visão

Visão duplicada, manchas e regiões escurecidas podem indicar problemas na sua visão. Caso você tenha sido acometida por algum desses sintomas, procure o profissional especializado o mais breve possível.

Problemas mais sérios como descolamento de retina, degeneração macular e glaucoma podem relacionados a tais sintomas. É importante ressaltar que, nesses casos, se houver demora para buscar ajuda médica, podem ocorrer danos irreversíveis à visão.

As pessoas vão perdendo o máximo de sua capacidade visual a partir dos 40 anos. Também por esse motivo é importante manter regularidade nas consultas médicas, como já foi mencionado e, principalmente, estar atenta aos sinais. Agora você já sabe quando deve procurar seu oftalmologista! Tem sentido algum dos sintomas citados?